Telma

Nova Matéria: Psicologia

Professora: Telma
08/12/11





• Em que consiste a psicologia?


A psicologia é derivada da palavra grega significa “ estudo da mente ou “da alma”. Hoje em dia e definido como a ciência que estuda o comportamento humano. A psicologia ao longo das décadas vem se desenvolvendo, esforços sérios e métodos que exige observação, experimentação cuidadosamente controlada. Não se tratam de uma coleção de palpites sobre o ser humano, sua conduta e seus processos mentais. A psicologia é uma ciência. A descriminação do comportamento não e casual e sem objetivo. O estudo tem como propósitos a previsão e o controle do comportamento.

•Previsão:



Quando o psicólogo antecipa eventos que ocorrem naturalmente e controle significa que de algum modo ele manipula a situação e observou o resultado esperado.

Inicio da psicologia no mundo


As primeiras explicações sobre o ser humano seria que a natureza e o sobrenatural influenciavam exemplo:a tempestade era indicio de cólera dos deuses, o homem primitivo acreditava que comportamentos estranhos era causados por maus espíritos.
EX: Provocavam doenças físicas e principalmente as psíquicas.

Sócrates e Platão dois grandes filósofos gregos com os seus ensinamentos e reflexão fizeram o despertar do interesse pela natureza do homem o que trouxe questionamento na época , inúmeras questões psicológicas.
Aristóteles é i filosofo que valoriza pela primeira vez a observação como meio de explicar os eventos isso ocorreu a mais ou menos há 450 anos A.C.

René Descarte (1596-1650):

Filosofo Frances além de matemático preconizava a filosofia do dualismo psicofísico:que o homem vive duas realidades uma material (o corpo) comparando com uma maquina, a outra como o imaterial que é a alma, livre das determinações físicas.

Behaviorismo:

John Behaviorismo (1878-1959)
Watson descontente com a situação que se encontrava a psicologia inspirado pelo desenvolvimento das ciências naturais na época, propôs um novo objetivo de estudo para a psicologia:
O comportamento estritamente observável . Com isso descartou dos estudos os fenômenos mentais.

Psicanálise (1856-1939)

Criada por Sigmund Freud , a psicanálise é o sistema psicológico mais conhecido pelo publico em geral.
Ele divulgou a noção de divulgação a noção de motivação inconsciente para o comportamento e focou a importância da primeira infância na formação de personalidade, Deu ênfase sobre a sexualidade como um dos motivos básicos do comportamento e como fonte de conflitos, foi uma das razoes da grande polemica gerada em torno da teoria. Hoje a psicanálise é considerada uma das correntes psicológicas. Humanismo: é o movimento mais recente em psicologia, que enfatiza a necessidade de estudar o homem e de analisar indivíduos normais psicologicamente em vez de pessoas perturbadas.


•Aplicação da psicologia nas diferentes áreas:


Psicologia geral: Determina os princípios gerais da ciência .

Psicologia fisiológica: Investiga os eventos e as estruturas com relação do comportamento, Ex: O avermelhamento do rosto por estar com vergonha.

Psicologia do desenvolvimento Estuda as mudanças que ocorre no ciclo vital do individuo (Ex: Observar o comportamento do individuo dos 0-60 anos).

Psicologia animal ou comparado: este estuda compara o comportamento animal com o comportamento do homem.

Psicologia social: Investiga situações (variadas) variáveis da conduta humana influenciando uns aos outros.

Psicologia diferencial: Busca estabelecer as diferenças entre os indivíduos em termo de idade, classe social, raças, capacidade, sexo etc.

Psicopatologia: Ramo da psicologia interessada no comportamento anormal, neurose e psicose.

Psicologia aplicada à medicina: Auxiliar o medico em suas tarefas e diagnostico tratamento e prevenção de doenças.

(texto transcrito por Wendio Fernando)
Aula :Psicologia

__________________________________________________________________________

II MÓDULO (ÉTICA PROFISSIONAL)
20/10/2011


Finalmente, depois de ter visto tanto sobre a vida de Florence com a professora Telma, agora vamos para Ética Profissional.

ÉTICA:

Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.

É um conjunto de normas de comportamento e forma de vida através do qual o homem tende a realizar o valor do bem.

É ciência com o objetivo de estudos, é um dos aspectos do comportamento humano, termos jurídicos, social e familiar.

É um conjunto de regras de comportamento próprias de uma determinada cultura.

A ética vai além da moral, ela procura princípios fundamentais do comportamento humano. Ética esta para moral assim como a musicologia esta para a musica. A ética é a ciência da conduta importante. Não faça ao outro o que não queres que lhe faça.

O todo da ética é integrada pela DEONTOLOGIA (é o ramo da ética que trata dos deveres) e pela DICEOLOGIA (é o ramo que trata dos direitos).

Saiba mais sobre o assunto . Destaque para a teorista brasileira Wanda de Aguiar Horta (pág-25)




A professora fez uma explicação sobre a Ética, e nas duas ultimas aulas os alunos que ficaram de recuperação fizeram a prova enquanto ela passou o 1º trabalho para fazer sobre ética. São os seguintes:



* ABORTO:

É a interrupção da gravidez antes do tempo normal, com a morte do concepto antes de ser viável (o que tem condições de viver normalmente dora do útero 6º mês).


* CRIME DOLOSO, CULPOSO

Crime Doloso - Ocorre sempre que o agente deseja o resultado.

Crime Culposo - Uma conduta voluntária, decorrente de ação ou omissão, que produz um reultado contrário a lei e não desejado, mas que, com a devida atenção, podería ter sido evitado.



* DISTANÁSIA

É a forma pela qual se prorroga, por meios artificiais, a vida de um enfermo incurável.


* EUTANÁSIA

Significa literalmente BOA MORTE. Podemos definir como prática destinada a abreviar uma vida para evitar dores e incômodos ao paciente.



* PENA DE MORTE

Também chamada Pena Capital, é uma sentença aplicada pelo poder judiciário que consiste na execução de um indivíduo condenado pelo Estado.



* TRANSFUSÃO DE SANGUE

É um tipo de terapia usado em casos como: coque, hemorragias, doenças sanguíneas.

Frequentemente usa-se transfusão em intervenções cirúrgicas, traumatismos, hemorragias digestivas ou em outros casos em que tenha havido grande perda de sangue.


* TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS

Transplante é ablação ou amputação de um órgão com função própria, de um organismo para ser instalado em outro, a fim de exercer neste as mesmas funções que no anterior.

Por: Bruna Bezerra - Wendio Fernando




Comentários

Postagens mais visitadas